1º Estudo Dirigido - 3º ano

1ª Atividade 3º ano – Estudo dirigido – com base no conteúdo das Páginas 1 a 18 (módulo)
Segundo as dicas de estudo da geografia responda as questões a seguir no caderno:
Brasil e seus aspectos naturais
1. Qual sua localização?

2. Países que não fazem fronteira com o Brasil

3. Vamos relembrar alguns termos da geologia para compreender melhor a geologia e relevo brasileiro. Para isso pesquisa apenas as definições em sites ou livros e coloque no caderno juntamente com as outras questões desse estudo dirigido. São eles: Crosta terrestre, placas tectônicas, orogênese, epirogênese, intemperismo e estruturas geomorfológicas

4. Caracterize as principais estruturas geomorfológicas do Brasil.

5. Como Aroldo de Azevedo conceitua planaltos e planícies? Cite exemplos.

6. Como o critério de classificação do relevo brasileiro proposta por Aroldo de Azevedo se diferencia do critério proposto por Aziz Ab’Sáber?

7. Uma das classificações mais atuais do relevo brasileiro é do ano de 1995, de autoria do geógrafo e pesquisador Jurandyr Ross, do Departamento de Geografia da USP (Universidade de São Paulo). Seu estudo fundamenta-se no grande Projeto Radambrasil, um levantamento feito entre os anos de 1970 e 1985. O Radambrasil tirou diversas fotos da superfície do território brasileiro, através de um sofisticado radar acoplado em um avião. Jurandyr Ross estabelece 28 unidades de relevo, que podem ser divididas em planaltos, planícies e depressões. Cite as principais reclassificações propostas nesse modelo.

8. A que se deve a diversidade climática do Brasil?

9. Uma breve revisão sobre clima:
a. Conceitue clima e microclima
b. Que elementos determinam as variações climáticas?
c. Qual a influência do El Niño e da La Niña sobre os climas brasileiros?
d. Cite as cinco massas de ar que influenciam os climas brasileiros.
e. A partir do mapa na página 6, relacione cada uma das cinco regiões brasileiras, os tipos climáticos nelas existentes e a característica principal de cada clima.
f. O que a classificação climática proposta por Köppen –Geiser traz de inovador? Tomando o exemplo do clima predominante da Bahia, o Am. Dê as principais características nessa classificação.

10. Como o clima e a hidrografia podem interferir na hidrografia de uma região?

11. Quais as principais bacias hidrográficas brasileiras?

12. Quais as partes de um rio?

13. Que são biomas?

14. Destaque a localização e uma característica principal de cada um dos biomas do Brasil (domínio amazônico, domínio do cerrado, Mata Atlântica, Mata das Araucárias, Caatinga. Mata dos Cocais, Pantanal, e Campos.

15. Atividade módulo páginas 18 a 21.

Um comentário: